Desafios do idioma tailandês
Saiba como superar os desafios mais temidos pelos estudantes de tailandês!
IDIOMAS
Aline Luc
5/13/20254 min read
Sawadeekha!
Eu sou a Kru Aline Luc, professora e intérprete de tailandês. Nesse post irei listar os desafios mais relatados pelos meus alunos e como eu (como professora) preciso estimular o aprendizado contínuo e a motivação constante.
Sempre que um aluno entra em contato comigo mostrando interesse em aprender tailandês, mas nunca teve contato com o idioma, os receios são sempre os seguintes:
"Eu nunca estudei tailandês, as aulas são para mim?!" / "O alfabeto é muito difícil, eu vou conseguir?" / "O tailandês é diferente do português, eu vou entender?" / "Ouvi dizer que os tons são difíceis, é impossível aprender!" e assim por diante...
Por isso listarei abaixo os cinco desafios mais comuns e como você consegue resolvê-los, tirando essa barreira do aprendizado e alcançar o seu sonho de aprender tailandês.
Alfabeto tailandês próprio (não romanizado)
ก ข ฃ
O tailandês possui um alfabeto próprio e não é como conhecemos com o "a, b ,c, ..." ou seja, não é romanizado. Essa ja é a primeira barreira e a mais difícil de superar, mas você precisa ser flexível e encarar como um desafio ou até quem sabe como se fosse um jogo onde você irá decorar os "sinais" e colocá-los em prática.
Claro que isso é um trabalho contínuo e eu como professora sempre persisto na mesma frase: "É um processo!". Nenhum curso, nenhum mesmo... (até o melhor do mundo) vai fazer com que você memorize as letras tailandesas se você mesmo não adotar métodos de memorização. Digo isso, porque quando éramos crianças também estávamos ali todos os dias escrevendo o nosso nome até decorar como se escreve e lê.
E então te pergunto, por que seria diferente com o tailandês?!
Vai aqui a minha dica: procure qual método de memorização se adequa ao seu perfil de aprendizagem. Eu, por exemplo, gosto de ver vídeos. Outros alunos me disseram que precisam escrever várias vezes para decorar... E você? Já sabe qual método te interessa mais?!
Recomendações de vídeos
Conheça o alfabeto tailandês aqui: https://www.youtube.com/watch?v=uk5spKLFdL8
Regras gramaticais
É impossível não encontrar regras gramaticais toda vez que começamos a estudar um idioma, afinal é isso que o torna único e diferente de outras línguas estrangeiras. Assim como o português possui inúmeras (e complexas) regras gramaticais, o tailandês também possui. Mas já adianto para vocês: é mais fácil do que imagina!
Se você comparar com o nosso idioma, a língua tailandesa é muito mais prática e simples. Já podemos imaginar quando nos referimos a conjugação de verbos, é tão simples que você vai se interessar e achar muito prazeroso aprender o idioma, confia em mim!
Você não vai precisar alterar o verbo conforme o pronome e assim o tempo verbal adequado, apenas adicionar uma palavra antes ou depois do verbo para deixá-lo no passado ou presente e aplicar para todos os pronomes.
Simples, não?!
Farei um outro post futuramente sobre o uso dos verbos.
Tons tailandeses
Acredite, eu compartilhava do mesmo medo que vocês tem em relação aos tons tailandeses. Uma vez que você estuda e entende como funciona, você irá dar risada de tudo isso. Até mesmo porque os tons é um estudo e prática durante ANOS e ANOS, não será em algumas aulas que você irá dominar (e se alguém te prometeu que isso é possível... É MENTIRA!)
Os tailandeses estudam os tons desde 6 anos de idade e até a fase adulta é necessário aperfeiçoar e praticar. Nós como estrangeiros com certeza iremos nos deparar com esses desafios e está tudo bem, todo idioma precisa ser reciclado e aperfeiçoado por anos e anos.
Não deixe que os tons impeça você de falar e estudar tailandês, eles são uma parte de um processo contínuo.
Quando eu ensino os meus alunos sobre os tons, eles sempre falam: "Sério que eu estava com medo disso?!" Eu garanto que você falará a mesma coisa se tiver uma boa didática e orientação de um professor realmente capacitado ao seu lado.
Pouco contato com a língua tailandesa
Estamos do outro lado do mundo, mais de 17 mil quilômetros de distância entre o Brasil e a Tailândia, é um pouco complicado falar tailandês 24 horas por dia se não estamos realmente lá. Mas isso não é uma barreira, desde que você esteja se inserindo na cultura e procurando vivenciar o máximo que conseguir, mesmo a distância.
Você pode se aprofundar na cultura da tailândia por diversos meios:
Séries e filmes;
Rádios;
Livros;
Canais de notícias;
Aplicativos para aprender o idioma, e muito mais!
Além desses listados acima, você também pode buscar recursos de IA para te auxiliar no aprendizado e prática do idioma. Mas lembre-se: nada se compara ao contato humano REAL, porque quando você for para a Tailândia e estiver frente a frente com um nativo precisará por em prática tudo o que aprendeu de forma mais natural possível.
Por isso falo e repito: não tenham medo de errar, fale mesmo errando os tons (porém sabendo o vocabulário, claro!). Vocês só terão segurança do que estão ouvindo e falando se decorar o vocabulário e a construção de frases. Escolham um bom professor e aulas que os ajudem nisso!
Recomendações de vídeos:
Frases com o verbo "gostar": https://youtu.be/EdEhZpK4LQ4?si=J1-4HgsJH75wkZkB
Didática focada na prática
Vejo por aí diversos cursos de idiomas que focam tanto em ensinar a gramática que acabam esquecendo que um idioma precisa ter prática e fixação do vocabulário como um dos focos principais, afinal a pessoa só irá formar frases se decorar o vocabulário.
Dessa forma, quando eu montei a minha grade curricular pensei: vou juntar o estudo do alfabeto com o vocabulário, porque enquanto estão decorando as palavras também terão caligrafia + gramática, essa é a forma mais dinâmica possível: fazer com que o aluno veja que o que ele está aprendendo realmente acontece na prática!
Por isso, não fique focando tanto em aprender os tons tailandeses, ler e escrever se você não colocar como prioridade a memorização das palavras e como consequência a formação de frases! Já pensou se você soubesse ler várias e várias palavras, mas não souber traduzí-las... De nada adiantou!
Escolha bons professores para atingir o seu objetivo e realizar o seu sonho de falar tailandês! Tenha informações claras da grade curricular e didática, tenha provas reais que os seus estudos serão recompensados!
Saiba mais sobre as nossas aulas de tailandês e didática em: https://doublealearning.com.br/cursos-de-tailandes
Khob Khun Kha!